Ativa o menu
Toggle preferences menu
Alternar menu pessoal
Não autenticado(a)
Your IP address will be publicly visible if you make any edits.

Verme Púrpura

"As areias nunca estão vazias em Shurima. Embaixo delas, sempre há algo... esperando."

– um andarilho do deserto

Os Vermes Púrpuras são uma das criaturas mais aterrorizantes e colossais que habitam as vastidões escaldantes do deserto de Shurima. Com um corpo serpenteante que mais lembra um pesadelo vivo, esses monstros descomunais nadam debaixo das dunas como predadores invisíveis, sempre atentos às vibrações que denunciam presas desavisadas. Suas carapaças rígidas, pontiagudas e de um tom rochoso, conferem a aparência de uma montanha em movimento. Para os que já presenciaram o surgimento de um desses titãs, é como se a própria terra se erguesse para devorar o incauto.

O tamanho de um Verme Púrpura é lendário: há relatos de criaturas maiores que navios de guerra noxianos, capazes de engolir uma caravana inteira com um único movimento. Mas sua verdadeira arma está em sua habilidade de caçar. Embora sejam cegos, esses monstros têm a capacidade de sentir até as menores vibrações na areia, um traço que os torna predadores praticamente impossíveis de evitar. Movimentar-se no deserto de Shurima, especialmente em áreas remotas, é como marchar sobre um tambor: a qualquer momento, o som errado pode atrair um desses predadores gigantes.

Seus corpos são cobertos por placas endurecidas que se assemelham a rochas afiadas, e cada segmento de seu corpo ondulante parece mais resistente do que o anterior. Quando emergem das areias, é possível ouvir o som de pedras se esmagando, acompanhado pelo rugido cavernoso de sua boca voraz. Dotados de mandíbulas massivas, que se abrem como uma planta carnívora, os Vermes Púrpuras não deixam rastros de suas presas. Suas bocas circulares são equipadas com fileiras de dentes que giram como serras, triturando tudo o que é sugado.

Embora as chances de sobreviver a um ataque de um Verme Púrpura sejam baixas, há algumas lendas sobre aqueles que desafiaram essas criaturas. Mercenários experientes e andarilhos do deserto afirmam que os pontos fracos do monstro estão em suas articulações inferiores, onde as placas de sua carapaça são mais finas. Porém, atacar tal ponto exige coragem... ou desespero.

Durante minha exploração em Shurima, não apenas ouvi relatos sobre essas criaturas como também testemunhei o momento aterrador em que um Verme Púrpura emergiu das dunas. Ao longe, vi uma caravana viajando descuidadamente quando, do nada, o solo abaixo deles pareceu implodir. Não havia tempo para gritos ou reação: o verme emergiu com uma força indescritível, jogando areia para todos os lados. Sua mandíbula colossal se fechou em torno dos viajantes, engolindo camelos, carroças e homens em um único movimento. Em segundos, tudo voltou ao silêncio. O único indício de sua passagem eram as dunas violentamente alteradas.

Fiquei imóvel, segurando minha respiração enquanto o verme afundava novamente nas areias. Apenas o som do vento permanecia, como se nada tivesse acontecido. Foi então que percebi algo ainda mais perturbador: o chão sob meus pés parecia vibrar levemente. Com o coração acelerado, comecei a correr na direção oposta, rezando para que meu peso fosse insignificante demais para atrair a atenção da criatura.

Blocos de Estatísticas do Verme Púrpura

Abaixo estão os blocos de estatísticas do Verme Púrpura:

Verme Púrpura
Monstruosidade Imensa, imparcial
Classe de Armadura: 18 (armadura natural)
Pontos de Vida: 462 (28d20 + 168)
Movimento: 30 pés, escavação 50 pés
FOR
28 (+9)
DES
7 (-2)
CON
23 (+6)
INT
1 (-5)
SAB
9 (-1)
CAR
10 (+0)
Salvaguarda: Constituição +11, Sabedoria +4
Sentidos: Percepção Passiva 9, sentido sísmico 60 pés, visão no escuro 30 pés
Região: Shurima
Idiomas: -
Nível de Desafio: 15 (13.000 XP)
Escavador de Túneis. O verme púrpura pode escavar rocha sólida com metade do deslocamento de escavar, deixando um túnel de 10 pés de diâmetro no caminho.
Ações
Ataques Múltiplos. O verme púrpura faz dois ataques: um com a mordida e um com o ferrão de cauda.
Ferrão da Cauda. Arma de Combate Corpo a Corpo: +9 para atingir, alcance 10 pés, um alvo. Acerto: 19 (3d6 + 9) de dano perfurante, e o alvo deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Constituição CD 19, sofrendo 42 (12d6) de dano venenoso em uma falha, ou metade do dano em um sucesso.
Mordida. Arma de Combate Corpo a Corpo: +9 para atingir, alcance 5 pés, um alvo. Acerto: 22 (3d8 + 9) de dano perfurante. Se o alvo for uma criatura Grande ou menor, ele deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Destreza CD 19 ou será engolido pelo verme púrpura. Uma criatura engolida está cega e contida, tem cobertura total contra ataques e outros efeitos vindos do lado de fora do verme púrpura, e sofre 21 (6d6) de dano ácido no início de cada um dos turnos do verme. Se o verme sofrer 30 de dano ou mais em um único turno de uma criatura engolida, ele deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Constituição CD 21 no final daquela vez ou regurgitará a criatura, que ficará caída em um espaço no alcance de 5 pés do verme. Se o verme morrer, a criatura engolida não ficará mais contida e pode escapar do cadáver usando 20 pés de movimento, ficando caída ao sair.
Runas
O Atributo de Runas de Verme Púrpura é Força, e pode utilizar 5 Runas Menores por descanso longo.
Runa Maior. Carnificina Caótica
Runa Menor. Regeneração Monstruosa
Runa Menor. Aura Grotesca
Runa Menor. Instinto Predador