Quando os mortais terminam suas vidas, seus espíritos são encaminhados para a continuação do ciclo. A grande maioria parte para o Reino Espiritual, para uma espécie de descanso eterno. Mas existem aqueles que acabam se perdendo pelo caminho. Seus espíritos podem se corromper por diversos fatores, os levando a uma natureza maligna e os transformando em seres conhecidos como Azakanas: demônios que se alimentam de emoções negativas dos mortais. Quanto mais se alimentam, mais fortes ficam.
Há também relatos de criação ou desenvolvimento natural de um Azakana. Quando os mortais geram um grande acúmulo de emoções negativas, esses seres podem surgir espontaneamente. O exemplo mais recente desse tipo de Azakana foi durante a guerra de Noxus e Ionia. O horror dos combates foi responsável pelo nascimento de diversos Azakanas ligados à raiva e tristeza, que acabaram assolando as Primeiras Terras e até mesmo se voltando para territórios noxianos.
A palavra Azakana significa "demônio menor" no idioma ioniano. Apesar de descreverem uma casta mais baixa de demônios, a palavra acabou se popularizando até mesmo para fora de Ionia, sendo ressignificada para descrever qualquer tipo de criatura demoníaca.
Podem existir vários do mesmo tipo de Azakana, visto que esses acabam tendo habilidades semelhantes caso se alimentem das mesmas fontes de emoções negativas. Porém, existem alguns que são únicos, geralmente alcançando o topo da hierarquia demoníaca. Esses são conhecidos como Demônios Primordiais e não se tem registro de outros Azakanas que se assemelhem à eles.